sábado, 13 de setembro de 2014

A. Boroveshengra e o Cavaleiro



“ O Cavaleiro é uma mensagem de boa sorte – se não circunvizinhada por cartas desfavoráveis, traz boas informações, que a Pessoa pode esperar advindas da sua própria casa ou do exterior; esta situação, contudo, pode não acontecer imediatamente, mas depois de algum tempo”

PHILIPPE,

Herdeiro de Mlle. LeNormand.

O texto apresentado é, na sua quase integridade, a tradução ( directa ou adaptada) do excerto do livro de Andy Boroveshengra, Lenormand Thirty Six Cards: An Introduction to the Petit Lenormand, consagrado ao Cavaleiro petit-Lenormand, assim como extractos de análise do extinto blog do mesmo autor,http://boroveshengra.blogspot.pt/, situação essa, por demais conhecida e, honestamente, lamentável para o corpus de estudo do nosso petit-Lenormand. Sempre que, necessário, socorri-me do texto do mesmo autor,https://boroveshengra.files.wordpress.com/2014/09/petit-lenormand-descriptions.pdf, para uma maior profundidade na análise do cartão, nomeadamente na terminologia personológia e morfológica, assim como acrescentei algumas informações, que considerei imperativas. Esclarecimentos apresentados, reafirmo, como nos meus textos anteriores, que qualquer incongruência com o o
riginal boroveshengriano é da minha completa responsabilidade (“toda a tradução é sempre uma traição”, já me dizia um professor universitário).

Boroveshengra apresenta como significado primeiro do cartão n.º 01 do petit-Lenormand, o mesmo apresentado por “Pilippe”, em 1846, informações, entendidas como novidades e actualidades informativas. Quando a carta do Cavaleiro aparece distanciada da carta significadora, indica informações provenientes do exterior ou dalguma distância geográfica exterior ao consulente. Quando próxima é um indicador de mensagens da própria vizinhança ou mesmo de alguém da própria casa do consulente ou da própria família do mesmo. A natureza da mensagem é oferecida pelos cartões circunvizinhos. Tocada pela carta das Nuvens, ou outras cartas negativas, a conotação menos positiva da informação trazida é activada ou mesmo intensificada.
Fisica e personologicamente, “AndybC” qualifica a carta como um indivíduo do sexo masculino, elegante, jovem, bonito e, muitas vezes, atlético. Os naipe dos corações identificam, a priori, o sexo masculino, assim como os de espadas (folhas) identificam o sexo feminino – veja-se os naipes regentes das cartas nº. 28 e n.º 29, o A de  e o A de , respectivamente. Estando a carta enquadrada no contexto naipiano das  , ela em si pode representar um homem, a posteriori, materializado na vida do consulente. Esse é o motivo, pelo qual a nossa carta em estudo, próxima do Coração, ou da Aliança + Lírios, prometer, muitas vezes, um novo interesse amoroso do sexo masculino e, portanto, a carta representa também o companheiro e/ou o cônjuge, numa relação homoafectiva masculina (a Serpente é utilizada para a companheira e/ou o cônjuge, numa relação homoafectiva feminina).
Boroveshengra explicita também exemplos do contrário, contextos onde a nossa carta apresenta uma figura feminina, nomeadamente, a carta 29 (a Mulher) + a carta 01 (Cavaleiro), uma mulher atlética e elegante e a carta n.º 15 (Urso) + a carta n.º 01 (Cavaleiro), uma supervisora feminina atraente.
O Cavaleiro também pode significar o nosso meio de transporte pessoal, desde a bicicleta ao nosso automóvel. Literalmente, materializa o animal representado pela carta, o cavalo (assim como a carta do Cão pode representar um cão e a carta da Raposa, um gato).
O Cavaleiro é um cartão rápido, de polaridade positiva-neutra, por isso a informação trazida com ele raramente demora. A carta, quando presente, pode também exigir uma atuação rápida em qualquer assunto.
No quesito saúde, o Cavaleiro informa sobre uma melhoria e simboliza, anatomicamente, todos os ligamentos do corpo humano, assim como as pernas, os joelhos e os tornozelos.
Reencaminho, para um continuado estudo da carta, o excelente texto sobre a mesma, extremamente pormenorizado e enriquecedor, auctorado por Odete Lopes e econtrado no blog “Conversas Cartomânticas”:http://conversascartomanticas.blogspot.pt/2013/08/blogagem-coletiva-petit-lenormand-01-o.html. Mais informação sobre a carta, a autora fornece no seu blog, http://segredosdopetitlenormand.blogspot.pt/2013/11/tecnica-da-carta-cavaleiro.html.
A todos os que me acompanham nesta jornada pelo petit-Lenormand e pela “tradicionalidade” do mesmo, aqui expresso o meu muito obrigado.

Jorge Silva



1 comentário: